(51) 99877.8389
(51) 3022.5100
  • Somos Especialistas em Software Open Source

    Conte com nosso apoio técnico para consultoria, implementação e suporte. Sabemos qual é o melhor software para a a necessidade de sua empresa.

O que é Tecnologia Open Source?

Open source significa código aberto. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, permitindo livre consulta, modificação e redistribuição do produto, promovendo um modelo colaborativo de produção intelectual.

 

O termo foi criado pela OSI (Open Source Initiative) que o utiliza sob um ponto de vista essencialmente técnico. O termo open source, bem como o seu ideal, foi desenvolvido por Eric Raymond e outros fundadores da OSI com a finalidade de apresentar o software livre a empresas de uma maneira comercial, evitando um discurso ético e de direitos.

 

Por na maioria das vezes não possuir um custo de licenciamento, um software open source oferece a oportunidade de um maior investimento em serviços e formação, garantindo um retorno dos investimentos em TI maior e melhor.

 

 

 

DIFERENÇAS ENTRE SOFTWARE OPEN SOURCE E SOFTWARE PROPRIETÁRIO

A principal diferença de um programa de código aberto para um software proprietário está relacionada ao “direito de posse” do código fonte. Nos aplicativos proprietários, somente quem os criou pode modificar, distribuir ou contribuir com mudanças em seu código. Qualquer tipo de modificação por terceiros é vetada diretamente no acordo de usuário final.

Nos programas de código aberto, isso não ocorre. Não apenas os desenvolvedores responsáveis pela aplicação podem modificar o código fonte, como qualquer usuário tem a liberdade para ver, copiar, aprender, alterar ou compartilhar o código ou parte do código de um aplicação, que é disponibilizada publicamente na internet.

As regras de uso em ambos os casos são limitadas por meio de uma licença de software. Porém, no caso de software de código aberto, as liberdades dadas ao usuário são maiores. Isso é feito para estimular a manutenção de uma comunidade de usuários e desenvolvedores ativa dentro do universo open source, com inovações e projetos sendo compartilhados continuamente.

Em resumo, os programas de código aberto promovem a colaboração e o compartilhamento entre os usuários por permitirem que outras pessoas façam modificações no código fonte e incorporem essas alterações em seus próprios projetos.

  

É POSSÍVEL UTILIZAR SOLUÇÕES OPEN SOURCE NAS EMPRESAS?

Os programas de open source já fazem parte do dia a dia de várias pessoas. Eles ganharam popularidade por serem mais personalizáveis e terem o apoio de uma ampla comunidade de usuários, que auxilia em processos de suporte e correção de bugs e falhas de segurança.

No ambiente corporativo, o software livre pode tornar-se um parceiro estratégico, reduzindo custo e melhorando a rotina de trabalho de todos.


Uma empresa pode optar pelo uso de aplicações de código aberto por uma série de motivos. É importante que gestores saibam que essa é uma escolha estratégica, que reduz custos e torna o ambiente de TI mais confiável e eficaz.

 
Confira abaixo uma alguns motivos para adotar softwares open source no seu negócio.

 

MAIOR CONTROLE
Os softwares de código aberto fornecem maior controle para o usuário, pois, em caso de dúvidas, o código fonte poderá ser verificado para garantir que nenhuma ação seja executada sem que o usuário saiba. Além disso, partes do software podem ser alteradas a qualquer momento.

 

PRIVACIDADE E SEGURANÇA
A possibilidade de alterar o código fonte também traz mais privacidade para o usuário. O código pode ser compilado sem que rastreadores e scripts de captura de dados de uso sejam mantidos dentro do executável. Assim, a empresa pode evitar o vazamento de informações internas com mais segurança.

Vale destacar, que bugs e falhas de segurança são menos frequentes. O código fonte tem participação por um número maior de programadores, que contribuem continuamente para a aplicação de melhorias.

 

MAIOR INTEROPERABILIDADE
Por se tratarem de produtos de empresas diferentes, os softwares proprietários costumam ser pouco flexíveis na sua interação e compatibilidade. Dessa maneira, quem valoriza a interoperabilidade de um software, sistemas e usuários, certamente se adaptará facilmente às vantagens do open source.
Quando se usa um software de código aberto, a liberdade de integração com outros sistemas como ERP (SAP, Oracle, IBM e outros) e bancos de dados é maior.


FONTES DE SUPORTE MAIS EXTENSAS
Os amantes da filosofia do código aberto estão constantemente debatendo, oferecendo sugestões e auxiliando novos usuários na melhoria do software. Uma das grandes vantagens de usar software de código aberto é a grande quantidade de usuários e profissionais que o utilizam, aumentando assim o suporte da comunidade.

 

LIBERDADE DE PERSONALIZAÇÃO
O conceito de open source envolve manter a autoria do código fonte original. Apesar disso, é possível desenvolver novas aplicações que se adequem melhor às suas necessidades.
A personalização do software acontece de forma mais rápida por, principalmente, evitar os campos burocráticos de softwares proprietários.

 

REDUÇÃO DO CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE (TCO)
Na grande maioria dos casos, podemos afirmar que o Open Source é mais barato do que o software proprietário. Isso porque ele, na maioria das vezes, não possui custo de licença, mas essa vantagem talvez seja a menor de todas, pois ao adotar o modelo open source em seu negócio, sua empresa contará com inúmeras outras vantagens.

 

Proxmox VE
Proxmox VE
Plataforma completa para virtualização a nível empresarial.
www.proxmox.com
pfSense
pfSense
Sistema que possui recursos avançados para controle e segurança de redes.
www.pfsense.org
FreeNAS
FreeNAS
Sistema operacional para NAS (Network Attached Storage).
www.freenas.org
Zabbix
Zabbix
Ferramenta para monitoramento de redes, servidores e serviços.
www.zabbix.org
XenServer
XenServer
Plataforma de virtualização abrangente, com recursos de classe empresarial.
www.xenserver.org
GLPI
GLPI
Ferramenta completa para gestão de ativos e service desk.
www.glpi-project.org
redhat
redhat
Líder no fornecimento de soluções open source para TI corporativa
www.redhat.com.br
Suse
Suse
Sistema Operacional Linux e Soluções de código-fonte aberto para serviços corporativos.
www.suse.com
Samba
Samba
Software que implementa um ambiente semelhante ao Active Directory da Microsoft.
www.samba.org

Somos especialistas em Open Source

Conforme as empresas, de todos os portes, passam a seguir o filosofia do open source, começa a ficar claro que as vantagens de adotar esse conceito não se restringem aos preços.

Diferente do que pensa o senso comum, o open source é uma filosofia alternativa de negócios e não apenas a disponibilização de softwares gratuitos.


O software de código aberto, proporciona maior liberdade, flexibilidade, agilidade e segurança.