(51) 99877.8389
(51) 3022.5100
  • Virtualização de Servidores

    A divisão de recursos em várias máquinas virtuais tem permitido que as empresas economizem recursos e ganhem um aumento na performance de suas operações.

Virtualização de Servidores

Virtualização de servidores pode ser descrita como uma técnica que executa diversos sistemas operacionais virtuais interdependentes em um mesmo equipamento físico. Em outras palavras, podemos dizer que essa técnica permite que se execute mais de um sistema operacional (Windows, Linux, FreeBSD, ect.) em uma mesma máquina.

Dessa forma, o servidor físico servirá como um equipamento hospedeiro para os servidores virtuais, onde serão executados os outros sistemas operacionais e conjuntos de softwares para atender as demandas exigidas.

O principal objetivo da virtualização é obter uma maior densidade na utilização de recursos como hardware e espaço físico, permitindo que os Data Centers atinjam sua capacidade máxima, economizando principalmente espaço e energia elétrica.

O processo é realizado de forma inteligente, com o auxílio do software conhecido como hypervisor (Proxmox, Xenserver, VMware, etc.).

A partir disso, são criadas as máquinas virtuais de acordo com as necessidades da empresa.

Por exemplo, uma máquina virtual pode ter mais memória, enquanto outra, um maior poder de processamento. 

 

 

GERENCIAMENTO CENTRALIZADO DE RECURSOS
A gestão dos recursos de uma empresa pode se tornar uma tarefa complexa conforme as infraestruturas de TI são integradas e para evitar possíveis gargalos operacionais, as empresas podem utilizar a virtualização dos servidores, pois ela permite que as empresas economizem tempo para realizar a manutenção de seus recursos já que as máquinas virtuais criadas podem ser modificadas ou removidas rapidamente conforme as demandas vão surgindo.

 

MIGRAÇÃO MAIS ÁGIL
Em relação aos servidores físicos, a migração de sistemas operacionais virtualizados são mais rápidos, pois permitem o transporte e implementação das máquinas virtuais por meio de recursos disponíveis no hypervisor.

 

MANUTENÇÃO SIMPLIFICADA
A utilização de uma infraestrutura computacional corporativa, exige políticas de manutenção e um grande controle de acessos aos recursos disponibilizados.
Por meio da virtualização de servidores, esse processo pode ser simplificado, pois todos os dados das máquinas virtuais estão localizados em um mesmo local.
Sendo assim, a manutenção e otimização das máquinas virtuais podem ser realizadas de forma unificada.

 

MAIOR ECONOMIA
Além de economizar com espaço físico, energia elétrica e resfriamento, a empresa ainda poupará tempo na administração de todos os servidores e com paradas por indisponibilidade. Dessa forma, é possível reduzir diversos custos e, ainda, reduzir a necessidade de investimentos na compra de novos servidores para expandir a capacidade de processamento.

 

AGILIDADE NA RECUPERAÇÃO DE DESASTRES
A virtualização fornece três recursos fundamentais para uma efetiva recuperação de desastres, são eles: a capacidade de abstração do hardware, a consolidação dos servidores e a redução de danos. Por isso, é possível criar rapidamente réplicas dos servidores atuais em casos de pane no sistema. Além disso, a virtualização disponibiliza a possibilidade de recursos de alta disponibilidade, permitindo uma contingência em caso de falhas máquinas virtuais ou até mesmo em hypervisors.

 

MAIOR SEGURANÇA
Ao trabalhar com servidores virtuais, as empresas podem definir vários níveis de acesso para cada tipo de usuário, além disso, é possível isolar equipamentos de determinados grupos de acesso. Assim, a gestão de usuários torna-se facilitada e o nível de segurança de dados é melhor controlado. Como é possível perceber, ao realizar a virtualização de servidores, as empresas podem contar com diversos benefícios que irão impactar diretamente nos negócios.